01 / 01

Tendências

Tendências de decoração em 2018: saiba quais são elas!

set , 30
Tendências de decoração em 2018: saiba quais são elas!

A cada ano, o design de interiores se reinventa, resgata antigas trends e propõe novas soluções para deixar o seu lar mais confortável, aconchegante, diferenciado e, principalmente, com a sua cara. Pensando nisso, reunimos aquelas que serão as principais tendências de decoração em 2018 para você se inspirar e adotar no seu lar. Confira!

CORES INTENSAS, METALIZADAS E PEROLIZADAS

A cada ano, a Pantone divulga um relatório com os tons que farão sucesso pelos próximos 12 meses desde a moda até o design de interiores.

Para 2018, o processo não é diferente, e a paleta de cores surpreende ao trazer tonalidades perolizadas que dialogam com o sereismo e a febre do efeito iridescente, como: roxo ultravioleta, rosa lavender e azul little boy.

Parte disso, fruto da vontade de tornar esses tons uma forma de autoexpressão, colorida e intensa, da personalidade e originalidade de cada um de nós — o que só reforça o valor de uma decoração cada vez mais pessoal e exclusiva.

SEREISMO

Outra das tendências de decoração em 2018 é o sereismo, que nada mais é do que um estilo de decór repleto de referências náuticas e, é claro, a esses seres místicos. Dentre elas, estão:

  1. paleta de cores com forte presença de tons azulados;
  2. objetos decorativos (abajures, quadros, espelhos, castiçais, vasos etc) em formato de estrelas-do-mar, conchas, animais marinhos e afins;
  3. itens como talheres, vasos, móveis, luminárias e esculturas com efeito iridescente, ou seja, que promovem a refração da luz e a decomposição dela nas cores do arco-íris, assim como acontece nas bolhas d’água;
  4. padronagens de escamas, corais e pérolas presentes em revestimentos e estampas em estofados, tapeçaria e roupas de cama.

PRESENÇA DO VERDE

Ela esteve em alta nos últimos anos e isso não mudará em 2018. Afinal, ter uma área verde revitaliza a casa, purifica e umidifica o ar, reforça a conscientização ecológica e ainda permite um contato maior com a natureza.

A grande diferenciada está na disposição de plantas e flores, a qual muitos se habituaram a fazer em treliças para verticalizar o jardim ou horta. Agora é hora de explorar novos espaços, como miniestufas, cavaletes, terrários pendentes e escadas de madeira.

TAPETES E ALMOFADAS SINGULARES

Além das tendências já citadas, não deixe de ficar atento aos tapetes e almofadas singulares que, com toda a certeza, vão ganhar a sua casa. Isso porque o processo de fabricação e escolha de materiais presentes em ambos visa proporcionar não apenas conforto e aconchego, mas toda uma nova percepção e compreensão visual e tátil do ambiente.

Por exemplo, os tapetes ganham formas orgânicas — um aspecto muito comum (e bastante trabalhado) nas artes plásticas. Já as almofadas, por sua vez, resgatam o veludo paralelo às estampas em alto-relevo, que dão um toque totalmente único a esses acessórios.

TENDÊNCIA MINIMALISTA

A frase “menos é mais” nunca foi tão importante como agora. Isso porque a tendência minimalista é outra aposta que ganhou muitos adeptos ao longo dos últimos anos e continuará a crescer em 2018. Porém, não se deixe enganar: ser minimalista não significa abdicar de ter as coisas.

Ao contrário, quer dizer saber valorizar o espaço, a coesão visual e o bem-estar sem excessos ou acúmulos. Fora isso, ela traz consigo cores neutras, objetos em aço cromado (cobre e dourado), móveis que formam composições geométricas com linhas retas e valorização da iluminação natural.

DECÓR INTELECTUAL

Tem o hábito de ler como um hobby? Então você vai gostar de saber que uma das tendências de decoração em 2018 é fazer seus livros e revistas não apenas integrarem os ambientes, mas serem peças-chave neles.

Estantes vazadas, prateleiras expositoras e nichos abertos, por exemplo, são alguns dos móveis que podem ajudá-lo a dar uma posição de destaque a esse material em salas, quartos, varandas e home offices. Além disso, para compor esse decór intelectual,  vale a pena criar composições visualmente harmônicas entre as capas dos livros e revistas com a paleta de cores presente no resto do ambiente.

Gostou de saber mais sobre as tendências de decoração em 2018? Então não deixe de se inspirar nelas para deixar o seu lar do jeito que você sempre idealizou. Aproveite também e compartilhe-as nas redes sociais com seus amigos e familiares para inspirá-los!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carol Buhatem

Arquitetura de interiores
e Iluminação

Newsletter

Assine para receber minhas novidades!