01 / 01

Iluminação

Quais são as vantagens de uma lâmpada de LED e como escolhê-las?

dez , 26
Quais são as vantagens de uma lâmpada de LED e como escolhê-las?

Uma boa iluminação é fundamental em qualquer imóvel: seja para valorizar a arquitetura, torná-la funcional e até para dar um toque a mais na decoração. Nesse contexto, a maioria das pessoas tem optado por lâmpada de LED, já que as incandescentes foram retiradas do mercado.

Porém, há uma grande diversidade desse modelo e por isso surgem inúmeras dúvidas na hora da compra. Assim, neste artigo explicaremos tudo sobre esse tipo de lâmpada para que você escolha a mais adequada. Não deixe de acompanhar!

Por que a lâmpada de LED é mais indicada do que as demais?

Menos de 10% da energia consumida pelas lâmpadas incandescentes se transforma em luz. O restante é convertido em calor, por isso esquentam tanto o ambiente quando ligadas por muito tempo. Já as fluorescentes têm mercúrio — metal altamente tóxico — em sua composição. A seguir, veremos os motivos pelos quais o LED veio como excelente alternativa ao uso das demais.

Quais as vantagens da lâmpada de LED?

  • não emite radiação, evitando lesões na pele;
  • apresenta alta durabilidade — vida útil aproximada a 25 mil horas;
  • maior eficiência — produz maior luminosidade, consumindo bem menos energia que a incandescente;
  • não aquece o ambiente;
  • é sustentável;
  • é mais econômica a longo prazo;
  • apresenta melhor custo-benefício.

O que levar em conta na escolha da lâmpada de LED?

Agora que você já conhece os benefícios das lâmpadas de LED, é preciso saber como escolher a mais adequada às suas necessidades. São vários os fatores que devem ser analisados. Conheça melhor cada um deles:

Lúmen e potência

A luz emitida por uma lâmpada é medida em lúmens. Assim sendo, quanto maior for o valor, maior será a luminosidade. Por sua vez, a potência (consumo de energia) é medida em watts. Uma boa lâmpada deve ter alto número de lúmen e baixo consumo de watts.

Portanto, um cálculo simples para saber a eficiência de uma lâmpada é dividir a quantidade de lúmens pela de watts. Quanto maior o valor, melhor ela será. Desse modo, você poderá comparar diversos modelos e analisar qual é o melhor.

Voltagem

Há quatro voltagens quando se trata de lâmpada de LED: 12 volts, 110 volts, 220 volts e bivolt. Verifique a tensão compatível com o local onde você mora. As de 12 volts são excelentes para instalações em spots em tetos de gesso, para iluminação fraca ou direcional.

Temperatura da cor

A temperatura da cor diz respeito ao tom que a luz emitirá e isso faz toda a diferença na decoração do ambiente. A luz mais amarelada transmite sensação de aconchego e conforto. Sendo assim, é mais indicada para quartos e salas.

A luminosidade fria (luz branca) é usada em cozinhas, lavanderias, banheiros, lugares de trabalho ou estudo. Há, ainda, a tonalidade neutra, que fica entre a amarelada e branca. Proporciona luminosidade parecida com a natural, podendo ser utilizada em qualquer ambiente.

Índice de reprodução de cor — IRC

As fontes artificiais de luz podem interferir na maneira que vemos as cores. Por isso é usado o índice de reprodução de cor — IRC. Essa escala varia entre 0 e 100, sendo que 100 é equivalente às mesmas cores que enxergamos com a luz natural. Desse modo, a melhor lâmpada de LED é a que apresenta IRC igual ou maior que 90.

Tipo de conector ou soquete

Há quatro principais tipos de conectores: E14, GU10, MR16 ou GU5.3 e E27. Este último é o mais comum, em formato de rosca. Examine o local onde será instalada a lâmpada, pois o conector precisa ser compatível para que ela se encaixe corretamente.

Enfim, a versatilidade, maior eficiência, maior durabilidade e redução no consumo de energia fazem da lâmpada de LED a melhor opção no mercado. Ao analisar atentamente os pontos citados, certamente você aproveitará ainda mais todos os benefícios oferecidos.

Se você gostou deste artigo sobre como escolher lâmpadas de LED, então curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram para não perder as atualizações sobre arquitetura, iluminação e decoração!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carol Buhatem

Arquitetura de interiores
e Iluminação

Newsletter

Assine para receber minhas novidades!