01 / 01

Arquitetura

Light+Building 2018: saiba quais foram as novidades apresentadas no evento!

maio , 31
Light+Building 2018: saiba quais foram as novidades apresentadas no evento!

Entre os dias 18 e 23 de março, aconteceu em Frankfurt, na Alemanha, a Light+Building 2018. Principal evento internacional do ramo de iluminação e serviços de construção, a feira contou com a participação de mais de 2.700 expositores, que apresentaram suas novas soluções e tecnologias voltadas para o futuro do mercado da iluminação e da construção elétrica e civil.

Cerca de 220 mil visitantes passaram pela feira durante esses dias, sendo que 52% desse público foi formado por arquitetos, designers, engenheiros e comerciantes estrangeiros. Empresas muito conhecidas no ramo, como Artemide, FLOS, Erco, Philips e Samsung também estiveram presentes.

Principais destaques

Com o tema “Conectado – Seguro – Conveniente”, a feira promoveu o encontro de empresas renomadas mundialmente, que apresentaram inovações e promoveram a sinergia entre os setores da construção elétrica. Na ocasião, as marcas apresentaram seus mais recentes produtos na área de iluminação, incluindo uma gama de lâmpadas para todas as aplicações.

A iluminação pública e externa de ambientes residenciais e não residencias também teve destaque, com apresentações de técnicas de luminárias e design abrangendo todos os tipos de espaço e preços.

Uma área específica que ganhou destaque no Light+Building 2018 foi a tecnologia voltada para a segurança. Assim, empresas com foco em automação residencial e predial tiveram, pela primeira vez, um espaço bem grande na programação da feira.

Soluções em rede e interfaces com as diversas instalações diferentes dentro de um edifício foram discutidas. Além disso, as empresas líderes de mercado no ramo da tecnologia de segurança e automação residencial e predial estiveram presentes. Foram 150 expositores representando o tema, dentre eles as empresas Abus, Hekatron, Siemens e Telenot.

Tendências apresentadas na feira

Dentre os temas discutidos, estiveram soluções que promovem a gestão inteligente do consumo de energia em edifícios, o uso de tecnologia LED e OLED, os painéis fotovoltaicos e a mobilidade elétrica.

Confira algumas das apostas para o setor de iluminação em 2018:

Simplicidade

A arquitetura mais simples, com linhas e curvas menos rebuscadas, vem como sinônimo de bom gosto e sofisticação, influenciando diretamente os projetos de iluminação. Por isso, vai ser cada vez mais comum observar projetos com luzes suaves, permitindo uma maior valorização do design e dos objetos de decoração.

Rasgo no gesso

Aberturas no gesso que formam desenhos. Também chamados de rasgos, as fissuras feitas com essa técnica permitem uma iluminação agradável do ambiente, além de direta, não sendo necessários lustres ou lâmpadas.

Inclusive, alguns projetos mais modernos já aderiram ao rasgo no gesso desde o ano passado, mas a tendência para 2018 é marcar esse modelo clean e elegante de iluminação.

Automação

Para quem achava que a automação era um luxo, este ano vem para mostrar que não é bem assim. Segunda maior exigência nos projetos atuais, sua combinação com o LED é o casamento perfeito para quem busca eficiência, conforto e economia.

Recursos como programar um horário para as lâmpadas serem ligadas e desligadas ou controlar a intensidade da iluminação são alguns dos itens que mais se destacam dentro da automação.

Cores

Uma atmosfera lúdica e fantástica. Essa é a principal ideia de quem busca a combinação de cores para aumentar a percepção de profundidade dos ambientes por meio da automação e das lâmpadas dimerizáveis.

Com o foco em projetos cada vez mais personalizados, a combinação de cores reflete nuances e características individuais, influenciando fortemente o aspecto psicológico das pessoas.

Gostou de saber as novidades do Light+Building 2018 e quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da arquitetura? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e acompanhar as atualizações!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carol Buhatem

Arquitetura de interiores
e Iluminação

Newsletter

Assine para receber minhas novidades!