01 / 01

Arquitetura

[GUEST POST] Projetos online de arquitetura: entenda como funciona essa novidade!

abr , 11
[GUEST POST] Projetos online de arquitetura: entenda como funciona essa novidade!

Contratar um arquiteto para obras é fundamental para garantir o aproveitamento dos espaços com qualidade, economia e eficiência. Mas, você sabia que já pode ter acesso a projetos online de arquitetura com a mesma confiabilidade?

Isso mesmo! Serviços online já são uma realidade e com forte tendência de crescimento, e essa modalidade de projetos não poderia ficar de fora. Ela se beneficia da agilidade, da flexibilidade e do dinamismo da Internet para que os arquitetos possam atender melhor aos clientes com rotinas corridas ou orçamento limitado.

Quer saber como aproveitar essa novidade? Este post vai explicar como funciona esse serviço e as vantagens de optar por ele. Confira!

As vantagens de contratar projetos online de arquitetura

Agilidade, comodidade e custo reduzido

Pelo fato de as trocas de informações serem online, os deslocamentos — do cliente e do profissional —, a compatibilidade de horários para agendar reuniões e o tempo investido nelas deixam de ser necessários. Além disso, a comunicação é facilitada, já que pode ser feita por e-mail, aplicativos ou pela plataforma online do escritório, sem depender exclusivamente de contato em horário comercial.

Ademais, a maioria dos escritórios compreende a rotina atarefada de seus clientes e sua busca por praticidade. Por isso, não somente orienta detalhadamente sobre como executar as principais etapas de uma reforma, mas apresenta sugestões para compras online dos itens sugeridos.

Por meio dessas funcionalidades para comunicação, bem como a supressão das visitas ao local, os escritórios reduzem suas despesas e, consequentemente, podem diminuir o custo do projeto para o cliente.

Flexibilidade

A grande variedade de serviços oferecidos — desde uma breve consultoria até o projeto completo — permite que você escolha o que precisa de fato ou o que tem condições de arcar no momento. Além disso, adquirindo um projeto online de arquitetura, você tem a opção de executar as etapas no seu ritmo, conforme sua disponibilidade de tempo ou orçamento.

A contratação do serviço

Contato e comunicação

O contato com o escritório é feito via plataforma online. As empresas oferecem escopos diferentes de serviços, que podem ser escolhidos pelo cliente ao acessar o site. Dessa forma, ele opta por aquilo que melhor o atenderá: consultorias presenciais ou online, projeto e manual de execução, projeto e acompanhamento de obra entre outras possíveis soluções.

Em seguida, o cliente é orientado a preencher um cadastro e responder a um questionário, para que os profissionais tenham acesso a informações que julgam relevantes para desenvolver o projeto.

É importante, também, que desde o princípio o cliente seja apresentado ao canal de comunicação com a empresa — e-mail, atendimento online na plataforma, entre outras opções. Além disso, ele deverá enviar fotos, informar a área do local, as dimensões das paredes, das aberturas e detalhes complementares do ambiente que, porventura, se fizerem necessários.

Orçamento

A plataforma informará o prazo para o envio, por e-mail, do orçamento. Nesse documento devem estar detalhados os custos, o que será apresentado em cada etapa do projeto — plantas, cortes, detalhamento, imagens 3D, memorial descritivo ou manuais — e o tempo para entrega de cada uma, além das condições de pagamento.

Fique atento aos detalhes, principalmente se o escritório conta com um meio de pagamento seguro — que permita, inclusive, o cancelamento da transação caso o projeto não seja entregue conforme acordado.

Ah! E antes de fechar negócio, pesquise por referências da empresa com conhecidos, nas redes sociais e em sites de reclamação.

Projeto

Após aprovação do orçamento e passado o prazo estipulado, você receberá o anteprojeto — uma prévia do projeto final — apresentado conforme escopo pré-definido (no orçamento). Nessa etapa, você pode solicitar alterações e a proposta será revisada. Alguns escritórios determinam limites de revisões, por isso, fique atento ao que foi acordado.

Com a revisão aprovada entre as partes, o escritório desenvolverá o projeto executivo e o memorial descritivo com todas as informações relevantes para a execução. Pronto! A obra já pode começar.

Investir em projetos online de arquitetura é uma maneira prática e segura de decorar a sua casa. Por isso, se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário no post. Teremos prazer em respondê-lo!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carol Buhatem

Arquitetura de interiores
e Iluminação

Newsletter

Assine para receber minhas novidades!