01 / 01

Arquitetura

Do it yourself: como fazer uma luminária estilosa?

abr , 12
Do it yourself: como fazer uma luminária estilosa?

A iluminação é uma dos itens que mais afetam a decoração de um ambiente. Colocar os pontos de luz no lugar certo pode ser um diferencial importante para valorizar a arquitetura da sua casa, deixando-a mais bonita, confortável e aconchegante.

Por isso, as luminárias estão ganhando cada vez mais espaço quando o assunto é a decoração de interiores. Além de serem flexíveis, podendo ser utilizadas em salas, quartos e escritórios, elas se destacam, atribuindo charme e beleza a qualquer ambiente.

Porém, achar luminárias com estilo e do jeito que você procura a preços acessíveis pode ser um desafio. Seguindo a linha Do It Yourself (DIY) — faça você mesmo —, está cada vez mais comum o uso de luminárias artesanais.

No post de hoje, vamos falar um pouco dos tipos de luminárias e a ideal para cada ambiente. Ao final, vamos lhe ensinar como fazer uma luminária incrível. Confira!

Quais os tipos de luminárias mais comuns?

Existem vários modelos interessantes de luminárias, ideais para compor qualquer cômodo da sua casa e inserir o seu jeitinho ao ambiente. Confira alguns modelos abaixo e inspire-se!

Luminária de teto

Deixar apenas uma lâmpada no teto não atribui valor ao seu espaço, não é mesmo? Por isso, para dar mais personalidade ao seu ambiente, as luminárias de teto são ótimas pedidas.

Com vários modelos criativos e diferentes, você pode utilizar materiais baratos ou, até mesmo, reaproveitar algumas coisas que você já tem em casa na hora de montar a sua luminária de teto.

Por exemplo, garrafas de vidro podem ser limpas, pintadas ou, até mesmo, receber colagens específicas e penduradas no teto. Cordas, barbantes e crochê, a ordem aqui é ser criativo!

Luminária de mesa

Esse modelo pode deixar sua mesa mais charmosa, dando aquele detalhe fofo à decoração. Escrivaninhas, cômodas, mesa de canto e de jantar… o que não falta são ideias para você chamar a atenção de seus convidados e iluminar mais o seu ambiente. Canos de PVC rendem modelos criativos e podem ser personalizados, assim como garrafas, tubos de ensaio e filtros de café.

Luminária de chão

As luminárias de chão são excelentes na hora de dar aquele toque especial em escritórios e salas de estar. Por causa de seu tamanho, elas impõem presença e personalidade ao ambiente.

Tripés, cabos de vassoura e até suporte para microfone podem ser utilizadas na hora de criar a sua luminária de chão. Outros materiais como potes de vidro, baldes, panelas, bambu e garrafas PET também são ótimos para a criação de luminárias criativas e personalizadas.

Como fazer uma luminária?

Agora que você já conhece os tipos de luminária, que tal fazer a sua? Preparados para colocar a mão na massa? Confira dois modelos simples e fáceis de fazer!

Luminária de pote de vidro

Para a montagem, você vai precisar de um pote de vidro de sua preferência, um bocal para lâmpada, uma lâmpada, um martelo e um prego médio.

  1. fure, com cuidado, a tampa do pote, usando o bocal da lâmpada para demarcar a área — cuidado para não utilizar muita força e amassar a tampa;
  2. coloque o bocal da lâmpada no buraco com atenção para não amassar;
  3. coloque a lâmpada no bocal.

Pronto! Agora é só pendurar a sua luminária de pote de vidro. Se você quiser, pode pintar a tampa e o bocal, dando um melhor acabamento à sua luminária. Os potes podem ser de variados tamanhos e cores também. Não há regra!

Luminária de chapéu

Para esse modelo bem diferente e criativo, você vai precisar de chapéus, um cabo elétrico, um furador, um cabo com soquete e uma lâmpada.

  1. faça um furo no chapéu, do tamanho suficiente para passar o cabo;
  2. passe o cabo pelo furo e encaixe a lâmpada no soquete.

Pronto! Simples, não é? Apenas uma dica: para este modelo, é recomendado o uso de lâmpadas de até 40 W, pois modelos mais fortes podem aquecer o tecido do chapéu.

Agora que você já sabe como fazer uma luminária, curta nossas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Instagram — para ficar por dentro das nossas dicas e conteúdos!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carol Buhatem

Arquitetura de interiores
e Iluminação

Newsletter

Assine para receber minhas novidades!