01 / 01

Pets

Decoração pet friendly: como deixar a casa confortável para os animais?

jan , 26
Decoração pet friendly: como deixar a casa confortável para os animais?

Os bichinhos de estimação são praticamente membros da família. Por isso, eles merecem ter todo o conforto possível no local onde moram. Assim, a decoração pet friendly concilia as necessidades do animalzinho e o décor da casa, mantendo ou até mesmo melhorando a estética do ambiente. Isso porque a presença dele transforma todo o espaço: caminha, brinquedos, bebedouro e comedouro passam a fazer parte do lugar.

Os pets trazem vida ao lar e deixam nossos dias mais divertidos, alegres e leves. A única coisa que pedem em troca é atenção e muito amor. Foi pensando nisso que separamos dicas incríveis de como decorar bem sua casa deixando-a confortável para ele e prática para você. Acompanhe!

Escolha móveis resistentes

É bastante normal que os bichinhos pulem, brinquem e deitem em qualquer móvel que dê altura, principalmente os sofás. Portanto, opte por aqueles que possuem o estofamento mais resistente, como lona, brim, sarja ou vinil. Além da resistência, é importante que também sejam fáceis de limpar.

É verdade que tons escuros disfarçam manchas causadas pelo pet; porém, se ele possuir pelos claros, ficarão mais evidentes no tecido. Cores neutras são ótimas para resolver esse dilema. Dependendo do material escolhido, é possível impermeabilizar o sofá. Uma alternativa que contribui para a decoração pet friendly é a utilização de mantas, pois são fáceis de lavar e ainda dão um charme especial ao seu móvel.

Reserve um local somente para o bichinho

Os pets também precisam ter um lugarzinho somente para eles na casa, seja uma caminha, almofada confortável, uma casinha, ou, no caso dos gatos, um arranhador. Com a imensa variedade dos produtos destinados aos animais de estimação, fica bastante fácil encontrar tecidos e texturas que harmonizem com o restante da decoração do cômodo.

Os potinhos de água e ração também devem combinar com o estilo do local onde serão colocados. O lugar reservado para as necessidades deve ser na área de serviço, varanda ou área externa. Dessa forma, manterá o odor longe dos ambientes internos da casa. Uma boa opção são os tapetes higiênicos ou banheiros prontos, especiais para os bichinhos.

Tenha cuidado com as plantas

O paisagismo garante muito estilo e sofisticação ao lugar. Contudo, algumas plantas são tóxicas aos animais, podendo desencadear reações alérgicas e até mesmo a morte. É normal que eles entrem em contato com a vegetação da casa ou que tentem comê-la. O ideal é conhecer quais plantas apresentam riscos aos pets e mantê-las em locais onde não serão alcançadas por eles.

Consulte um profissional de arquitetura ou decoração

Caso você esteja construindo ou reformando sua casa, vale a pena consultar um profissional para que ele avalie a possibilidade de adaptar o planejamento arquitetônico às necessidades do seu pet. Certos detalhes farão toda a diferença para o conforto do bichinho.

Assim, o arquiteto ou decorador fará as escolhas certas de cores, pisos, revestimentos, acabamentos, texturas e estilo dos móveis para que sua casa fique linda, prática para limpar e extremamente aconchegante para seu animalzinho de estimação.

Enfim, a decoração pet friendly é fundamental para quem tem algum bichinho em casa. É preciso atentar aos materiais dos móveis, reservar um cantinho acolhedor para os animais, deixar o local ondem fazem as necessidades sempre higienizado, tomar cuidado com plantas tóxicas e, se possível, consultar um profissional para fazer as adequações necessárias no local. Dessa forma, você e seu pet aproveitarão o melhor da casa e também da companhia um do outro.

Gostou deste post sobre como aliar decoração ao conforto dos animaizinhos? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe suas ideias e opiniões.

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carol Buhatem

Arquitetura de interiores
e Iluminação

Newsletter

Assine para receber minhas novidades!