01 / 01

Arquitetura

Conheça 6 cidades famosas pela arquitetura para você visitar!

jan , 8
Conheça 6 cidades famosas pela arquitetura para você visitar!

A arquitetura molda, dando forma, estilo e personalidade às cidades do mundo todo. O estilo arquitetônico de um lugar também diz muito sobre a sua história e a sua cultura, destacando seus movimentos artísticos passados, suas escolhas de design no presente e quais são suas escolhas para o futuro.

Por ser uma arte milenar, a arquitetura expressa e marca a transformação e a passagem do tempo, contando a história da humanidade por meio de suas construções e obras e como elas dão vida e movimento às paisagens urbanas.

Existem várias cidades famosas pela arquitetura, mas neste post separamos seis de diferentes estilos que todo admirador de arquitetura deve conhecer.

1. Dubai

Localizada nos Emirados Árabes, a cidade de Dubai transformou a arquitetura ao revolucionar vários conceitos, trazendo à moda arranha-céus e edifícios luxuosos e extravagantes.

Com uma arquitetura contemporânea e inovadora, a cidade possui algumas das construções modernas mais interessantes, como o Burj Khalifa, maior arranha-céu do mundo, com 828 metros e 163 andares, e o Burj Al Arab, único hotel 7 estrelas do mundo, localizado em uma ilha artificial.

Além disso, Dubai está em constante modificação, com novos edifícios sendo construídos diariamente, aumentando ainda mais seu alto padrão e seu modelo de arquitetura conceitual.

2. Roma

Se Dubai é o berço da arquitetura moderna, a Itália é a casa da arquitetura clássica. E é inegável o fato de que a arquitetura italiana é uma das mais charmosas do mundo.

Passando por todas as suas cidades, você sempre encontrará os traços mais marcantes nas construções clássicas, mas é em Roma, sua capital, que você descobrirá seu apogeu.

Do Coliseu ao Vaticano, o menor país do mundo, tudo em Roma é embebido em história e cultura, despertando o fascínio de todos os arquitetos ao redor do mundo.

3. Machu Picchu

A cidade de Machu Picchu é uma das 7 maravilhas do mundo não é à toa. Localizada no Peru, o local impressiona por manter, até hoje, a 2.400 metros de altura, preservada a arquitetura antiga construída pelos Incas no século XV.

Construída no topo de uma montanha em grandes blocos de pedra, a cidade conta com templos, palácios e plataformas antigas, convivendo em harmonia com a natureza local.

Algumas teorias afirmam que a cidade foi um santuário ou uma cidade sagrada para os Incas.

4. Curitiba

O Brasil também tem infinitas possibilidades para os amantes de arquitetura.

A cidade de Curitiba, capital do Paraná, mistura os estilos moderno, colonial e neoclássico. Com uma forte influência trazida pelos imigrantes europeus, a diversidade acrescenta charme e elegância à riqueza cultural da cidade.

O Centro Histórico, o Museu Oscar Niemeyer e, é claro, o Jardim Botânico são de encher os olhos de qualquer um.

5. São Luís

A capital do Maranhão é a expressão viva da influência da arquitetura dos europeus no Brasil com seu centro histórico colonial adaptado a uma cidade latina.

A mistura gerou uma beleza sem tamanho: o centro histórico foi tombado pela Unesco e mais de 3.500 prédios foram resguardados. Entre as construções mais importantes estão o Palácio dos Leões, a Catedral e o Convento das Mercês.

Os azulejos são a peculiaridade da cidade. Usados tanto como adorno como proteção térmica, eles conferem charme às construções e são um diferencial na arquitetura de São Luís.

6. Ouro Preto

Localizada em Minas Gerais, a cidade de Ouro Preto foi declarada como patrimônio mundial da UNESCO em 1980, tendo seu valor histórico e cultural reconhecido.

Com o maior conjunto arquitetônico barroco do mundo, a cidade se destaca por seus traços únicos e marcantes. A bela paisagem ganha ainda mais expressão com a história transmitida pela arte de artistas como Aleijadinho — uma inspiração e deleite para qualquer um!

Essas são apenas algumas das muitas cidades onde a arquitetura se faz não apenas presente, mas dá vida e incorpora história e cultura ao lugar.

Gostou das nossas escolhas de cidades famosas pela arquitetura? Já preparou as malas para colocar o pé na estrada? Não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram para ficar por dentro de mais conteúdos como este!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carol Buhatem

Arquitetura de interiores
e Iluminação

Newsletter

Assine para receber minhas novidades!