01 / 01

Arquitetura

Casa contêiner: saiba mais sobre essa tendência!

jan , 18
Casa contêiner: saiba mais sobre essa tendência!

Já pensou morar em uma casa contêiner? Pois essa é uma tendência que tem ganhado cada vez mais adeptos aqui no Brasil.

Com benefícios indo desde a economia na construção, passando pela reutilização de materiais e a ação de uma obra mais limpa com redução de entulho, as casas feitas de contêiner ainda promovem a sustentabilidade e chegaram para ficar.

Porém, a falta de conhecimento ainda causa medo e estranhamento em muitas pessoas, por isso, preparamos esse post para ajudá-lo a entender melhor essa tendência. Confira!

Como surgiram as casas de contêiner?

O contêiner é uma caixa enorme de aço, comumente utilizado como transporte de mercadoria marítima. Com uma durabilidade grande (com a manutenção adequada pode chegar a 100 anos), começou a despertar a atenção de algumas pessoas por ficarem parados nos portos sem utilização ou destino.

Porém, em 2006, alguns arquitetos preocupados com o meio ambiente começaram a utilizar o contêiner na construção de casas. No Brasil, o arquiteto Danilo Corbas reside há 6 anos na primeira casa contêiner já feita por aqui, em São Paulo.

Casa contêiner ou casa tradicional: qual a diferença?

Em linhas gerais, apenas o material que será utilizado para a construção da casa. Se na casa tradicional você tem como base o concreto, o cimento e o tijolo, na casa contêiner você terá, basicamente, aço em forma de contêiner.

As casas contêiner também utilizam de estruturas internas, como as paredes das casas tradicionais, porém elas são bem mais flexíveis, feitas de gesso ou até mesmo alvenaria.

Quais as vantagens da casa contêiner?

Veja algumas das principais vantagens de se obter uma casa feita de contêiner.

Sustentabilidade

Essa é uma construção ecologicamente correta, que terá sua base na reutilização do aço abandonado em portos do mundo inteiro. Além disso, vários recursos como água e energia são economizados, assim como uma menor produção de lixo.

A construção também não envolve muitos desperdícios ou descarte de material prejudicial à natureza.

Economia

Com os itens apontados acima, você terá uma redução considerável no orçamento do seu projeto de construção, caso opte pelo uso de contêiner, claro. Além disso, o custo de vida será menor do que você teria se vivesse em uma casa ou apartamento tradicional.

Praticidade

Outra vantagem é a praticidade — afinal, a casa contêiner é montada e pode ser montada em outro lugar antes de ser movida para um ponto definitivo.

Agilidade

Se muitos pensam que construir uma casa é sinônimo de dor de cabeça, com a casa contêiner o processo pode ser muito mais simples e ágil, podendo ser todo finalizado em menos de 90 dias.

Flexibilidade

A construção possibilita várias configurações e expansões em qualquer momento, antes, durante ou depois da obra finalizada. Além disso, por ser montada, a casa contêiner pode ser desmontada ou até mesmo movida, rapidamente, para outro local.

Como é a construção de uma casa contêiner?

No Brasil, muitas empresas já fornecem o contêiner com um projeto pré-pronto, porém, é recomendado procurar um arquiteto para acompanhar todas as etapas da construção, que serão descritas abaixo.

O primeiro passo é prestar muito atenção na hora de comprar o seu contêiner, afinal, muitos podem já estar parados há muito tempo ou, até mesmo, ter transportado materiais tóxicos e perigosos.

Outro ponto de atenção é o tamanho. A maioria tem 40 pés de altura, mas a tamanhos menores ou maiores, assim como pés mais altos.

Também é importante procurar a prefeitura da sua cidade é conseguir um alvará antes de iniciar a sua construção. Atualmente, não há nenhuma lei contra o uso de contêiner nas construções de casas, mas é sempre bom estar preparado.

Conforto térmico

O aço conduz muito calor, portanto, sem um bom isolamento térmico, você ficará sem um equilíbrio termal. Ou seja, sua casa será sempre ou muito quente ou muito fria.

Por isso, é necessário um pouco mais de atenção na hora da vedação do seu contêiner, sendo recomendado o uso de materiais como lã de vidro ou rocha. O uso de uma película contra umidade também é importante.

Dessa maneira, sua casa ficará protegida e termicamente confortável, inclusive, mais que uma casa tradicional.

E você? Moraria em uma casa contêiner? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carol Buhatem

Arquitetura de interiores
e Iluminação

Newsletter

Assine para receber minhas novidades!